Seminário da Dança
SEMINÁRIO NACIONAL DA DANÇA 2025
Data: 15 março de 2025 | 9h00 – 19h30
Local: Campus do ISEL
Organização: Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo
Resenha do 1.º Seminário:
No passado dia 13 de abril de 2024 teve lugar o 1.º Seminário Nacional da Dança organizado pela Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), em parceria com a Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, evento que reuniu profissionais, docentes e dirigentes ligados ao Ensino Artístico Especializado da Dança (EAED). Este encontro proporcionou um espaço privilegiado de reflexão e debate sobre os desafios e especificidades do setor, destacando o papel crucial destas instituições na educação artística em Portugal. Da génese do Ensino Artístico Especializado em Dança ao perfil do bailarino da contemporaneidade, o seminário apresentou painéis e mesas redondas que abordaram temáticas centrais à formação artística, promovendo o diálogo sobre o presente e o futuro do ensino artístico especializado em dança no contexto nacional.
A título de resumo, relembramos que no primeiro painel foram discutidas as premissas do Ensino Artístico Especializado, destacando-se a importância de assegurar uma formação de qualidade, articulada com o desenvolvimento integral dos alunos e em consonância com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Este debate sublinhou a necessidade de conciliar exigência técnica e excelência pedagógica com inclusão e equidade no acesso ao ensino artístico.
No segundo painel, o foco recaiu sobre o perfil do bailarino da contemporaneidade, explorando as competências técnicas, artísticas e interpessoais que se tornam indispensáveis para os profissionais de dança no atual panorama artístico. Os intervenientes salientaram a importância da versatilidade, da criatividade e da capacidade de adaptação como elementos fundamentais na formação de bailarinos para um mercado em constante evolução.
O terceiro painel reuniu diretores de diferentes instituições de ensino, que refletiram sobre o perfil do aluno do EAED. Foram partilhadas perspetivas sobre os desafios e as especificidades deste público, assim como estratégias para fomentar o sucesso académico e artístico dos estudantes, num contexto de crescente diversidade cultural e social.
As Aprendizagens Essenciais foram o tema de debate nas mesas redondas, organizadas por áreas técnicas específicas. Este momento permitiu, aos participantes, trocar ideias e refletir sobre as competências mínimas que os alunos devem adquirir ao longo de cada ciclo de ensino.
O seminário revelou-se uma plataforma essencial para a partilha de experiências e para o fortalecimento da rede de EAED, contribuindo para a reflexão sobre o futuro desta área em Portugal.
Apresentação do 2.º Seminário:
Dando continuidade a esta iniciativa e ao trabalho por ela desenvolvido, o 2.º Seminário Nacional de Dança realizar-se-á no próximo dia 15 de março de 2025. Contando uma vez mais com a colaboração da Escola Superior de Dança do IPL de Lisboa. Este ano, continuaremos a abordar temáticas pertinentes para o EAED que carecem de debate e reflexão, fomentando o compromisso de promover a excelência e a inovação na formação de qualidade na dança como vetor essencial para o desenvolvimento cultural e educacional do país.
Preparámos uma programação diversa que contemplará aulas, masterclasses, mesas redondas e palestras, direcionadas especificamente para cada um dos seguintes grupos:
- diretores de escolas
- professores de dança, música e acompanhadores
- alunos do Ensino Artístico Especializado de Dança
- mestrandos em Ensino de Dança
Pretende-se que a adesão das escolas a esta iniciativa traga às instalações da Escola Superior de Dança os seus professores, alunos e elementos da direção, onde cada um dos grupos terá a possibilidade de usufruir de diferentes momentos de reflexão e formação em dança.
Esta iniciativa resulta de uma intenção do Departamento do EAE da AEEP em realizar formações relevantes para as escolas do Ensino Artístico Especializado e profissionais de Dança que, cruzando caminhos e partilhando boas práticas pedagógicas, encontrou na ESD a vontade de proporcionar e realizar connosco este Seminário de Dança.
Programa Seminário 2025:
Este seminário visa abordar aspetos fundamentais para a promoção e desenvolvimento da dança como área artística no contexto formativo ao longo dos níveis de ensino básico e secundário. Este evento reúne profissionais, diretores, docentes, coordenadores e estudantes para refletir sobre as aprendizagens essenciais para a formação de bailarinos da contemporaneidade; os desafios e avanços na rede do EAE e as questões relacionadas com o financiamento das instituições de ensino.
As Aprendizagens Essenciais (AEs) no ensino artístico especializado em Portugal são documentos orientadores que definem os conhecimentos, habilidades e atitudes fundamentais que os alunos devem adquirir em cada área do ensino artístico ao longo de cada ano ou ciclo de escolaridade. Essas aprendizagens são desenvolvidas com base nos princípios do currículo nacional e adaptadas às especificidades do ensino artístico.
Objetivos e Premissas:
- Garantir a qualidade e a equidade do ensino: As AEs asseguram que todos os alunos, independentemente da escola ou região, têm acesso aos mesmos objetivos educacionais e formativos de base.
- Orientar os professores: As AEs servem como um guia para os professores planearem as suas aulas e atividades pedagógicas, garantindo que as competências principais sejam abordadas e desenvolvidas.
- Foco no essencial: Elas permitem uma organização mais clara do currículo, promovendo um equilíbrio entre a profundidade e a abrangência, sem sobrecarregar os alunos com conteúdos excessivos.
- Articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO): As AEs estão alinhadas com o PASEO, que estabelece os valores e competências que os jovens devem possuir para serem cidadãos ativos, críticos e criativos.
- Preparação para o futuro: No EAE, as AEs visam preparar os alunos para possíveis carreiras nas áreas artísticas, proporcionando-lhes as bases técnicas e criativas necessárias para continuar os seus estudos ou ingressar no mercado de trabalho.
- Avaliação centrada nas competências essenciais: As AEs também ajudam a orientar os processos de avaliação, garantindo que os instrumentos utilizados medem as competências e conhecimentos mais relevantes.
Em suma, as Aprendizagens Essenciais no Ensino Artístico Especializado têm como objetivo estruturar o ensino e promover uma formação equilibrada, técnica e criativa, garantindo que os alunos desenvolvam as competências necessárias para as suas trajetórias pessoais e profissionais nas artes.
2. Rede de Ensino Artístico Especializado
A construção de uma rede de EAE é essencial para garantir que os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade e a diversas possibilidades formativas. Este painel abordará:
- Estrutura da rede de ensino: Como as instituições de ensino de dança de nível básico e secundário e instituições de ensino superior se distribuem e se organizam para oferecer formação especializada em dança, dando resposta às desigualdades territoriais e assegurando o acesso igualitário à formação artística de qualidade; e, promovendo o enriquecimento cultural e desenvolvimento local.
- Parcerias e intercâmbios culturais: A importância das parcerias com outras instituições culturais e educativas para a troca de saberes e a ampliação de horizontes formativos para os alunos.
- Desafios da rede pública e privada: A diferença no acesso e nas condições oferecidas entre a rede pública e privada de ensino artístico especializado, e como superar essas desigualdades.
- Internacionalização da formação: O impacto das redes internacionais na formação de bailarinos e coreógrafos, com o compartilhamento de práticas pedagógicas e artísticas.
3. Financiamento da Dança no Ensino Artístico Especializado
O financiamento é um tema crucial para garantir a sustentabilidade e a expansão do EAE, especialmente no campo da dança. No seminário, serão discutidos:
- Políticas públicas: A importância das políticas públicas voltadas para a educação artística e a necessidade de um maior investimento na formação de profissionais da dança - Contrato de Patrocínio.
- Desafios no financiamento: As dificuldades enfrentadas pelas instituições de ensino em garantir recursos para infraestrutura, formação de professores e apoio a alunos talentosos, especialmente em contextos de crise económica.
- Captação de recursos e projetos de sustentabilidade: Estratégias para melhorar a captação de recursos e garantir a continuidade dos projetos formativos, além de promover uma gestão eficiente dos fundos.
4. Bailarino(a) na contemporaneidade, que perfil? - continuidade
No contexto atual, o perfil do bailarino(a) é moldado por um conjunto de desafios e oportunidades que refletem a complexidade e a diversidade da dança contemporânea. Assim propomo-nos discutir as competências, as expectativas e as transformações que definem o profissional de dança. Este debate permitirá refletir sobre como os contextos educacionais podem preparar os bailarinos para os desafios do presente e do futuro, promovendo profissionais resilientes, inovadores e conectados com as transformações do mundo contemporâneo.
Inscrição no 2.º Seminário de Dança | 2025:
Valores das inscrições:
- Escolas Associadas da AEEP
- Escola – 50 € inclui a participação de 3 elementos. 20€ por cada elemento adicional.
- Alunos EAE Dança – 10 € por aluno do 5º ano de dança (até ao limite de 4) e secundário (até ao limite de 4)
Nota: As Escolas associadas da AEEP poderão inscrever mais alunos, do 5º ano de dança ou secundário, por um valor de 15€/aluno e mediante vagas disponíveis.
- Escolas não Associadas da AEEP
- Professores – 40 € por participante
- Estudantes de licenciatura Ensino de Dança da ESD – gratuito (os voluntários podem participar em uma masterclass).
- Estudantes de mestrado da ESD – gratuito
Formulários para inscrição - clicar na hiperligação
Inscrição para a Mostra Coreográfica (opcional):
No final do dia haverá lugar a uma Mostra Coreográfica, que consistirá na apresentação de coreografias trazidas pelas escolas participantes, interpretadas pelos alunos envolvidos. Cada escola terá 3 minutos para a apresentação da sua coreografia.
A submissão das obras para a mostra são feitas pelo: https://forms.gle/m9Ad5i73xNRi1TYU8
Poderá ser feita uma triagem tendo em conta o número de propostas.
Certificação da participação no Seminário (opcional):
Todos os participantes receberão um Certificado de Participação no Seminário para efeitos de contabilização de horas formativas.
Há ainda a possibilidade da participação ser reconhecida por um Centro de Formação. Os interessados receberão informação adicional.
Repositório do 1º Seminário da Dança | 2024
Programa: https://www.aeep.pt/recursos/seminario-da-danca-2024/39
Registo fotográfico: https://www.flickr.com/photos/politecnicodelisboa/albums/72177720316467730/with/53679346815
Registo Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=9hyFDZtuNfo
Data: 13 de abril de 2024 | 9h00 – 19h30 |
Local: Campus do ISEL
Organização: Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo
Parceria: Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa
No próximo dia 13 de abril realizar-se-á o Seminário de Dança 2024 das Escolas de Ensino Artístico Especializado, uma iniciativa da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) em colaboração com a Escola Superior de Dança (ESD), que proporcionará um dia dedicado à Dança para todos os profissionais da área e respetivos alunos. Preparámos uma programação diversa que consistirá de aulas, masterclasses, mesas redondas, palestras em torno de diferentes temáticas e direcionadas especificamente para cada um dos seguintes grupos:
- diretores de escolas
- professores de dança, música e acompanhadores
- alunos do Ensino Artístico Especializado de Dança
- mestrandos em Ensino de Dança
Pretende-se que a adesão das escolas a esta iniciativa traga às instalações da Escola Superior de Dança os seus professores, alunos e elementos da direção, onde cada um dos grupos terá a possibilidade de usufruir de diferentes momentos de reflexão e formação em dança, consoante a técnica de dança escolhida.
Esta iniciativa resulta de uma intenção do Departamento do EAE da AEEP em realizar formações relevantes para as escolas do Ensino Artístico Especializado e profissionais da Dança, que cruzando caminhos e partilhando boas práticas pedagógicas, encontrou na ESD a vontade de proporcionar e realizar connosco este Seminário de Dança 2024, permitindo assim:
- aos alunos do Ensino Artístico Especializado tomarem conhecimento e terem um primeiro contacto com a escola do seu futuro e com a realidade da dança, assim como realizar masterclasses com professores com elevada experiência no ensino da Dança. Para além disso, ao poderem atuar no final deste dia de formação, os alunos terão, para além de mais uma enriquecedora experiência de palco, a possibilidade de mostrar o trabalho da sua escola às restantes escolas presentes;
- aos alunos de mestrado a possibilidade de assistirem a diferentes aulas de diferentes técnicas e níveis, lecionadas por professores que, sendo externos à Escola Superior de Dança, lhes oferecem novas perspetivas e diferentes abordagens. Também a estes alunos, será possível esclarecer as dúvidas acerca do funcionamento de uma escola de Ensino Artístico Especializado, preparando-os para uma prática pedagógica em estágio mais consciente;
- aos diretores de escolas e professores de dança o acesso a diferentes formas de pensar a dança, espelhada na possibilidade de integrar mesas redondas, onde, em conjunto com outros diretores encontrarão novos professores e seus pontos de vista, na abordagem aos temas propostos. A abordagem da questão da saúde na aula de dança, uma formação fundamental para a segurança da prática diária, bem como a possibilidade de assistir ao trabalho e apresentações das restantes escolas inscritas ou ver a sua escola representada pelos seus alunos na Mostra Coreográfica prevista para o final do dia;
- os professores de música e músicos acompanhadores serão parte integrante das masterclasses dos professores convidados e formarão um grupo de trabalho que se debruçará sobre a temática da música para dança em contexto de aula, de forma prática e em debate, assim como a adequação das práticas na disciplina de música no Ensino Artístico Especializado de Dança.
Acreditamos que esta iniciativa, sendo a primeira de 2024 dedicada exclusivamente à Dança e à Música aplicada à Dança, será uma mais-valia para as escolas e professores e acompanhadores, que, unindo os seus objetivos de formação aos objetivos do Departamento do Ensino Artístico Especializado, seguramente um dia de muita partilha e aprendizagem.
Inscrição no 1.º Seminário de Dança
Ao inscrever os diretores de escolas e professores de Dança e Música, a escola, além de proporcionar formação contínua de excelência, estará a proporcionar aos seus docentes assistirem a masterclasses com professores convidados, bem como a participação em mesas redondas, debates e apresentações de relevância para a prática pedagógica de todos os seus profissionais.
Quando uma escola inscreve os seus alunos, selecionando a sua área de interesse e ciclo de escolaridade, esse aluno será inserido em diferentes masterclasses, consoante a técnica e nível (3º ciclo ou secundário), com professores convidados. Cada aluno terá também a possibilidade de escolher a masterclass que realizará com professores da Escola Superior de Dança, consoante o ciclo de escolaridade em que se inscreve.
Inscrição para a Mostra Coreográfica
No final do dia haverá lugar a uma Mostra Coreográfica, que consistirá na apresentação de coreografias trazidas pelas escolas participantes, interpretadas pelos alunos envolvidos. Cada escola terá 3 minutos para a apresentação da sua coreografia.