Catalogo de Formação da AEEP
Catalogo de Formação da AEEP
FORMAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS
Janeiro 2026 a Março 2026
Esta formação convida os educadores a participarem numa experiência prática e colaborativa, centrada no trabalho em grupo. Ao longo de dois encontros, serão debatidas ideias que serão testadas na prática, permitindo conhecer novas dinâmicas de grupo e aprender a aplicá-las em contexto de sala de aula com maior confiança e eficácia
Os objetivos da formação:
•Relacionar DPS, CD e competências para a Vida;
•Valorizar as metodologias ativas e o grupo como principais ferramentas da promoção de competências;
•Relacionar dinâmicas de grupo com objetivos concretos;
•Identificar elementos-chave na animação de dinâmicas;
•Identificar o papel do animador na proposta e reflexão de dinâmicas de grupo;
•Selecionar e adaptar dinâmicas de grupo;
•Identificar estratégias e boas práticas na utilização de dinâmicas de grupo nos diferentes contextos.
DESTINATÁRIOS
A formação destina-se a todos os educadores que interagem com as crianças e jovens (alunos).
VII CURSO DE DIRETORES E DIRIGENTES INTERMÉDIOS DA AEEP
Janeiro 2026 a Julho 2026
Os objetivos da formação:
(i) contribuir para a qualificação dos Diretores e Dirigentes Intermédios em matérias específicas do Ensino Particular e Cooperativo;
(ii) promover a criação de relações de proximidade entre dirigentes, fortalecendo o espírito de corpo e o networking profissional;
(iii) desenvolver um pensamento coletivo próprio do setor do EPC.
Com o intuito de tornar a formação o mais conveniente possível, os interessados poderão optar por frequentar o curso completo com o workshop, frequentar os módulos online ou inscrever-se apenas em módulos selecionados.
DESTINATÁRIOS:
Diretores e dirigentes intermédios
FORMAÇÃO DETETAR E PREVENIR DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PRÉ-ESCOLAR E NO 1.º CEB – 2025/2026
Outubro 2025 a Fevereiro 2026
Formação híbrida (sessões online e workshop presencial), concebida e dinamizada por uma equipa multidisciplinar: terapeuta da fala, terapeuta ocupacional, psicóloga — e, este ano, com a participação de duas especialistas nas bases neurobiológicas da matemática.
A formação tem o formato: um conjunto de quatro módulos formativos (online) de diagnóstico e identificação de dificuldades de aprendizagem no Pré-Escolar e no 1.º CEB, seguido dos quatro módulos sobre estratégias de intervenção após o diagnóstico e, por último, um workshop (presencial) para debate de casos (trabalhados durante a formação).
DESTINATÁRIOS:
Educadores (docentes) de crianças do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo, aberto a todos os docentes interessados.
4.ª EDIÇÃO DO TORNEIO +DEBATE AEEP
Outubro 2025 a Fevereiro 2026
É uma formação para professores dos colégios que queiram começar a desenvolver debates internamente. O objetivo da AEEP é que haja cada vez mais estabelecimentos de ensino a utilizar o debate estruturado como instrumento educativo.