ERASMUS +

Na sequência do Torneio +Debate promovido pela AEEP (LINK), em parceria com o projeto Debating Skills promovido pelo CEPCEP (Universidade Católica Portuguesa), ao abrigo do programa Erasmus + e com o apoio da Katholiek Onderwijs Vlaanderen - LINK (Associação de Escolas Católicas da Flandres), surge esta proposta.

Para quê? 
O projeto vai decorrer no ano letivo 24-25 e tem como propósito aprofundar o debate como recurso educativo, permitindo aos professores inscritos:
(a)    Capacitação para promover projetos de debate mais consistentes e transversais à vida da escola;
(b)   Integrar grupo + Debate, orientado para a promoção e partilha de oportunidades de debate entre alunos, e a realização do torneio anual de debate.

Como?
O projeto prevê duas atividades principais de 3-4 dias que incluem:
(a)    Visita a projetos de debate e encontro com educadores e alunos (job shadowing);
(b)   Formação para aprofundar recursos de debate estruturado com alunos (formatos, estratégias e atividades).

Para quem?
13 educadores/ professores do secundário de diferentes escolas.
Que tenham feito a formação inicial em debate, promovida pela AEEP ou pela UCP.

Onde vão ser as atividades?
O projeto inclui dois tipos de atividades. (a) Encontros online e presenciais de preparação e avaliação; (b) Duas atividades de 3-4 dias em Bruxelas. 


A que nos propomos?
•    Abrir horizontes através do conhecimento de novos projetos.
•    Inspirar professores a concretizar os seus projetos. 
•    Criar oportunidades de partilha e entreajuda na criação de propostas e atividades mais consistentes e diversificadas para alunos do secundário.
•    Sensibilizar para as temáticas-chave do futuro e do bem comum, com destaque para as temáticas da EU e os recursos informativos associados.
•    Promover atividades de debate entre escolas e uma dimensão internacional.

CofinanciadoUE.webp

Projeto Erasmus: Participantes Concluem Primeira Etapa com Visita à Bélgica

A primeira etapa do Projeto Erasmus foi concluída com sucesso! Nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2024, educadores de 13 escolas associadas da AEEP participaram numa viagem de formação à Bélgica, para uma atividade de job shadowing, realizada em grupo. Durante esta experiência, os participantes contactaram com educadores e instituições belgas, observaram e exploraram diferentes estratégias e modelos de debate, refletindo sobre como aplicá-los no contexto escolar para melhorar o desenvolvimento dos seus alunos.

A formação foi estruturada para inspirar os educadores através da observação de práticas inovadoras, incentivando a reflexão crítica sobre o impacto do debate no contexto escolar.

DSCF1802.webp

Dia 1: Porque é que o Debate é Importante?

A jornada começou com uma sessão de boas-vindas, seguida de uma formação prática conduzida por Flo Tomlinson, da organização juvenil flamenga HUJO, que se dedica à promoção do debate em escolas. Durante a sessão, os educadores participaram em exercícios de role-playing para praticar técnicas de debate.

À noite, um jantar-debate com as professoras Ellen Claes e Dorien Sampermans, da Universidade Católica de Lovaina, que apresentaram as que apresentaram a investigação mais recente nesta área do debate, e discutiram com o grupo os efeitos e benefícios das competências de debate e deliberação na aprendizagem de crianças e jovens.

Dia 2: Experiências e Desafios

O segundo dia levou o grupo à Escola Spes Nostra, em Heule, onde os educadores assistiram a um torneio de debate no histórico edifício da City-Hall de Kortrijk. No torneio, os alunos do 12.º ano representaram diferentes partidos políticos flamengos e debateram temas éticos e cívicos, como a educação e o aborto.

A visita à escola anfitriã incluiu também mesas redondas com alunos e professores, que discutiram tópicos como o sistema educativo belga, a integração do debate no currículo e oficina, oferecida pela escola, para introduzir competências de oralidade nos alunos mais novos. Essas trocas enriqueceram a compreensão de práticas educativas distintas e permitiram comparar abordagens entre as escolas dos participantes, e entre Portugal e a Bélgica.

Dia 3: Ampliar o Âmbito do Debate

O último dia focou-se em como as competências de debate podem ser aplicadas em contextos mais amplos. Durante uma visita ao Parlamento Europeu, os participantes jogaram o jogo “Virtual Role Play”, simulando o processo de tomada de decisão parlamentar. Na sessão de encerramento, Guillaume Frison (da Unidade Youth Outreach) do Parlamento apresentou recursos educativos que ajudam a sensibilizar crianças e jovens para a cidadania ativa, e para o conhecimento dos temas centrais da União Europeia, e para o funcionamento e história das instituições comunitárias.

Esta experiência de job shadowing destacou o valor do debate na formação de cidadãos críticos e participativos. Ao longo dos três dias, os educadores tiveram a oportunidade de observar, refletir e aprender novas formas de implementar estratégias de debate nas suas escolas, promovendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e inclusivo. O Projeto Erasmus segue para as próximas etapas, fortalecendo a colaboração internacional e enriquecendo a educação nas escolas participantes.

 DSCF1809.webp

Captura_de_ecra_2024-10-15_novo.webp

O sinal + do projeto expressa o potencial do debate estruturado para promover o desenvolvimento pessoal e social dos alunos e o seu envolvimento na construção do mundo.