Torneio + Debate

Promover a democracia e a cidadania através do debate escolar

Porquê?

O debate é importante, sobretudo quando a polarização, o antagonismo e o confronto dominam o espaço público.

O debate escolar é um recurso educativo reconhecido para promover a empatia, pensamento crítico e pensamento criativo dos alunos.

Ao mesmo tempo, o debate escolar é uma oportunidade para os adolescentes e jovens descobrirem a sua voz,  reforçando a participação e contributo para a democracia e a tolerância.

 

Para quê?

Promover oportunidades de debate entre alunos do secundário.

Valorizar o potencial do debate como recurso educativo.

Implementar um torneio de debate entre escolas portuguesas.

Participar no evento Europeu organizado pelo ECNAIS – European Council of National Associations of Independent Schools.

 

Como?

As escolas recebem informação do torneio através da AEEP.

Apoio (helpdesk), recursos (regulamento) e formação de professores para iniciativas locais de debate escolar.

Cada escola poderá inscrever uma/ duas equipas (a confirmar de acordo com o número de escolas inscritas) no torneio.

Cada equipa inclui três alunos e um professor. É importante que as equipas tenham, pelo menos, uma experiência anterior de debate.

A equipa vencedora do torneio de debate vai representar Portugal no ECNAIS Debate Event (torneio europeu).

 

Quando?

2024

Maio a dezembro – Eventos de debate nas escolas.

Julho a outubro - Inscrição das escolas no torneio.

Dezembro - Divulgação das Moções.

2025

16 e 17 de janeiro - Torneio + Debate com início na quinta-feira às 18h00 (encontro entre participantes e Jantar) e encerramento na sexta-feira (17h00).

Local -Universidade de Coimbra.

Partilhar boas práticas

O que fazemos pode inspirar outros.

Através do email, aeep@aeep.pt, em baixo é possível partilhar notícias, informação, fotografias debates, regulamentos e outros recursos que possam inspirar escolas e professores.

 

Notícias

3ª Edição (2025)

Decorreu, no dia 17 de janeiro, na Universidade de Coimbra o Torneio +Debate AEEP, na sua 3ª edição.

É objetivo “Promover a Democracia e a Cidadania através do debate escolar” - Promover o debate como recurso educativo para o desenvolvimento da empatia, do pensamento crítico e do pensamento criativo dos alunos, contribuindo para uma cidadania ativa e responsável e, assim, para a democracia e a tolerância”

Participaram nesta edição os Colégio Camões – Gondomar, Colégio de Lamas – Santa Maria da Feira, Colégio de Nossa Senhora do Rosário – Porto, Colégio de S. José - Ramalhão – Sintra, Colégio do Sagrado Coração de Maria – Lisboa, Colégio Efanor – Matosinhos, Colégio Minerva – Barreiro, Colégio Pedro Arrupe – Lisboa, Colégio Rainha Santa Isabel – Coimbra, Colégio Valsassina – Lisboa, Escola da APEL – Madeira e o Externato Frei Luís de Sousa – Almada.

Foram realizadas três rondas de debates de onde saíram os dois melhores classificados. Depois do debate entre os dois melhores classificados, Colégio Pedro Arrupe e Externato Frei Luís de Sousa, foi vencedor o Colégio Pedro Arrupe.

 2.ª Edicão (2024)

Colégio do Sagrado Coração de Maria vence o torneio

O 2º torneiro “+Debate AEEP” realizou-se nos dias 25 e 26 de janeiro, no espaço Student Hub da Universidade de Coimbra. Oito colégios e oito equipas participaram nesta iniciativa que tem como objetivo estimular o debate entre anos do ensino secundário, criando uma consciência cívica, de participação e intervenção na sociedade.

Depois da primeira edição ter tido como vencedor o Colégio de Nossa Senhora do Rosário, acolhemos oito equipas para debater e encontrar o vencedor do 2º Torneio +Debate AEEP.

Estiveram representados no torneio o Colégio Efanor de Matosinhos, o Colégio de Nossa Senhora do Rosário do Porto, o Colégio de Lamas de Santa Maria da Feira, o Colégio Rainha Santa Isabel de Coimbra, o Colégio de S. José do Ramalhão de Sintra, o Colégio do Sagrado Coração de Maria e o Colégio Pedro Arrupe de Lisboa e o Colégio Minerva do Barreiro.

Depois dos momentos de dinâmicas e convívio de quinta feira, ao longo do dia de sexta-feira, cada equipa passou por três rondas de debates, onde todos os participantes tiveram oportunidade de debater sobre os seguintes temas: 1) O uso de telemóveis deve ser proibido em todas as escolas; 2) em geral, a política europeia é anti-imigração; 3) os Governos devem suspender os avanços em Inteligência Artificial para investir em regulação. As duas equipas com maior pontuação, Colégio Pedro Arrupe e Colégio do Sagrado Coração de Maria, chegaram à final e debateram o tema O nosso estilo de vida promove a injustiça social.

A avaliar os trabalhos esteve uma equipa de jurados constituída maioritariamente por alunos de Mestrado da Universidade de Coimbra, com estreita colaboração da direção do Mestrado em Educação Social Desenvolvimento e Dinâmicas Locais da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Os presidentes de mesa foram alunos do Colégio Rainha Santa Isabel.

O debate nas escolas secundárias é uma atividade educativa que permite desenvolver capacidades de comunicação, argumentação, pensamento crítico e respeito pelas diferentes opiniões. Para além disso, estimula os alunos a pesquisar, analisar, organizar e apresentar informações sobre temas relevantes para a sociedade, como política, meio ambiente, direitos humanos, cultura, entre outros. O debate promove ainda a participação cívica, a tolerância, a cooperação e a resolução pacífica de conflitos.

A equipa vencedora do torneio de 2024 foi o Colégio do Sagrado Coração de Maria de Lisboa, sucedendo ao Colégio de Nossa Senhora do Rosário vencedor da 1ª Edição.

 1.ª Edicão (2023)

https://youtu.be/nbu3GDI2aq0?si=7ftFBqfBjFO2UXrT

Missão

Debate

Promover o debate como recurso educativo para o desenvolvimento da empatia, do pensamento crítico e do pensamento criativo dos alunos, contribuindo para uma cidadania ativa e responsável e, assim, para a democracia e a tolerância”

Recursos

Parceiros

  • ECNAIS Debate Event

    ECNAIS

  • Formação

    Nederlans Debat Instituut

  • Em colaboração com

    Porticus

  • Apoio 

    transferirdebate02-11.png