Torneio + Debate
Promover a democracia e a cidadania através do debate escolar
Porquê?
O debate é importante, sobretudo quando a polarização, o antagonismo e o confronto dominam o espaço público.
O debate escolar é um recurso educativo reconhecido para promover a empatia, pensamento crítico e pensamento criativo dos alunos.
Ao mesmo tempo, o debate escolar é uma oportunidade para os adolescentes e jovens descobrirem a sua voz, reforçando a participação e contributo para a democracia e a tolerância.
Para quê?
Promover oportunidades de debate entre alunos do secundário.
Valorizar o potencial do debate como recurso educativo.
Implementar um torneio de debate entre escolas portuguesas.
Participar no evento Europeu organizado pelo ECNAIS – European Council of National Associations of Independent Schools.
Como?
As escolas recebem informação do torneio através da AEEP.
Apoio (helpdesk), recursos (regulamento) e formação de professores para iniciativas locais de debate escolar.
Cada escola poderá inscrever uma/ duas equipas (a confirmar de acordo com o número de escolas inscritas) no torneio.
Cada equipa inclui três alunos e um professor. É importante que as equipas tenham, pelo menos, uma experiência anterior de debate.
A equipa vencedora do torneio de debate vai representar Portugal no ECNAIS Debate Event (torneio europeu).
Quando?
2024
Maio a dezembro – Eventos de debate nas escolas.
Julho a outubro - Inscrição das escolas no torneio.
Dezembro - Divulgação das Moções.
2025
16 e 17 de janeiro - Torneio + Debate com início na quinta-feira às 18h00 (encontro entre participantes e Jantar) e encerramento na sexta-feira (17h00).
Local -Universidade de Coimbra.
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Notícias
3ª Edição (2025)
Decorreu, no dia 17 de janeiro, na Universidade de Coimbra o Torneio +Debate AEEP, na sua 3ª edição.
É objetivo “Promover a Democracia e a Cidadania através do debate escolar” - “Promover o debate como recurso educativo para o desenvolvimento da empatia, do pensamento crítico e do pensamento criativo dos alunos, contribuindo para uma cidadania ativa e responsável e, assim, para a democracia e a tolerância”
Participaram nesta edição os Colégio Camões – Gondomar, Colégio de Lamas – Santa Maria da Feira, Colégio de Nossa Senhora do Rosário – Porto, Colégio de S. José - Ramalhão – Sintra, Colégio do Sagrado Coração de Maria – Lisboa, Colégio Efanor – Matosinhos, Colégio Minerva – Barreiro, Colégio Pedro Arrupe – Lisboa, Colégio Rainha Santa Isabel – Coimbra, Colégio Valsassina – Lisboa, Escola da APEL – Madeira e o Externato Frei Luís de Sousa – Almada.
Foram realizadas três rondas de debates de onde saíram os dois melhores classificados. Depois do debate entre os dois melhores classificados, Colégio Pedro Arrupe e Externato Frei Luís de Sousa, foi vencedor o Colégio Pedro Arrupe.
1.ª Edicão (2023)
Missão
“Promover o debate como recurso educativo para o desenvolvimento da empatia, do pensamento crítico e do pensamento criativo dos alunos, contribuindo para uma cidadania ativa e responsável e, assim, para a democracia e a tolerância”
Recursos
- Regulamento
- Helpdesk: aeep@aeep.pt