Torneio + Debate
Promover a democracia e a cidadania através do debate escolar
Porquê?
O debate é importante, sobretudo quando a polarização, o antagonismo e o confronto dominam o espaço público.
O debate escolar é um recurso educativo reconhecido para promover a empatia, pensamento crítico e pensamento criativo dos alunos.
Ao mesmo tempo, o debate escolar é uma oportunidade para os adolescentes e jovens descobrirem a sua voz, reforçando a participação e contributo para a democracia e a tolerância.
Para quê?
Promover oportunidades de debate entre alunos do secundário.
Valorizar o potencial do debate como recurso educativo.
Implementar um torneio de debate entre escolas portuguesas.
Participar no evento Europeu organizado pelo ECNAIS – European Council of National Associations of Independent Schools.
Como?
As escolas recebem informação do torneio através da AEEP.
Apoio (helpdesk), recursos (regulamento) e formação de professores para iniciativas locais de debate escolar.
Cada escola poderá inscrever uma/ duas equipas (a confirmar de acordo com o número de escolas inscritas) no torneio.
Cada equipa inclui três alunos e um professor. É importante que as equipas tenham, pelo menos, uma experiência anterior de debate.
A equipa vencedora do torneio de debate vai representar Portugal no ECNAIS Debate Event (torneio europeu).
Quando?
2024
Maio a dezembro – Eventos de debate nas escolas.
Julho a outubro - Inscrição das escolas no torneio.
Dezembro - Divulgação das Moções.
2025
16 e 17 de janeiro - Torneio + Debate com início na quinta-feira às 18h00 (encontro entre participantes e Jantar) e encerramento na sexta-feira (17h00).
Local -Universidade de Coimbra.
Partilhar boas práticas
O que fazemos pode inspirar outros.
Através do email, aeep@aeep.pt, em baixo é possível partilhar notícias, informação, fotografias debates, regulamentos e outros recursos que possam inspirar escolas e professores.
Notícias
3ª Edição (2025)
Decorreu, no dia 17 de janeiro, na Universidade de Coimbra o Torneio +Debate AEEP, na sua 3ª edição.
É objetivo “Promover a Democracia e a Cidadania através do debate escolar” - “Promover o debate como recurso educativo para o desenvolvimento da empatia, do pensamento crítico e do pensamento criativo dos alunos, contribuindo para uma cidadania ativa e responsável e, assim, para a democracia e a tolerância”
Participaram nesta edição os Colégio Camões – Gondomar, Colégio de Lamas – Santa Maria da Feira, Colégio de Nossa Senhora do Rosário – Porto, Colégio de S. José - Ramalhão – Sintra, Colégio do Sagrado Coração de Maria – Lisboa, Colégio Efanor – Matosinhos, Colégio Minerva – Barreiro, Colégio Pedro Arrupe – Lisboa, Colégio Rainha Santa Isabel – Coimbra, Colégio Valsassina – Lisboa, Escola da APEL – Madeira e o Externato Frei Luís de Sousa – Almada.
Foram realizadas três rondas de debates de onde saíram os dois melhores classificados. Depois do debate entre os dois melhores classificados, Colégio Pedro Arrupe e Externato Frei Luís de Sousa, foi vencedor o Colégio Pedro Arrupe.
2.ª Edicão (2024)
Colégio do Sagrado Coração de Maria vence o torneio
O 2º torneiro “+Debate AEEP” realizou-se nos dias 25 e 26 de janeiro, no espaço Student Hub da Universidade de Coimbra. Oito colégios e oito equipas participaram nesta iniciativa que tem como objetivo estimular o debate entre anos do ensino secundário, criando uma consciência cívica, de participação e intervenção na sociedade.
Depois da primeira edição ter tido como vencedor o Colégio de Nossa Senhora do Rosário, acolhemos oito equipas para debater e encontrar o vencedor do 2º Torneio +Debate AEEP.
Estiveram representados no torneio o Colégio Efanor de Matosinhos, o Colégio de Nossa Senhora do Rosário do Porto, o Colégio de Lamas de Santa Maria da Feira, o Colégio Rainha Santa Isabel de Coimbra, o Colégio de S. José do Ramalhão de Sintra, o Colégio do Sagrado Coração de Maria e o Colégio Pedro Arrupe de Lisboa e o Colégio Minerva do Barreiro.
Depois dos momentos de dinâmicas e convívio de quinta feira, ao longo do dia de sexta-feira, cada equipa passou por três rondas de debates, onde todos os participantes tiveram oportunidade de debater sobre os seguintes temas: 1) O uso de telemóveis deve ser proibido em todas as escolas; 2) em geral, a política europeia é anti-imigração; 3) os Governos devem suspender os avanços em Inteligência Artificial para investir em regulação. As duas equipas com maior pontuação, Colégio Pedro Arrupe e Colégio do Sagrado Coração de Maria, chegaram à final e debateram o tema O nosso estilo de vida promove a injustiça social.
A avaliar os trabalhos esteve uma equipa de jurados constituída maioritariamente por alunos de Mestrado da Universidade de Coimbra, com estreita colaboração da direção do Mestrado em Educação Social Desenvolvimento e Dinâmicas Locais da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Os presidentes de mesa foram alunos do Colégio Rainha Santa Isabel.
O debate nas escolas secundárias é uma atividade educativa que permite desenvolver capacidades de comunicação, argumentação, pensamento crítico e respeito pelas diferentes opiniões. Para além disso, estimula os alunos a pesquisar, analisar, organizar e apresentar informações sobre temas relevantes para a sociedade, como política, meio ambiente, direitos humanos, cultura, entre outros. O debate promove ainda a participação cívica, a tolerância, a cooperação e a resolução pacífica de conflitos.
A equipa vencedora do torneio de 2024 foi o Colégio do Sagrado Coração de Maria de Lisboa, sucedendo ao Colégio de Nossa Senhora do Rosário vencedor da 1ª Edição.
1.ª Edicão (2023)
Missão
“Promover o debate como recurso educativo para o desenvolvimento da empatia, do pensamento crítico e do pensamento criativo dos alunos, contribuindo para uma cidadania ativa e responsável e, assim, para a democracia e a tolerância”
Recursos
- Regulamento
- Helpdesk: aeep@aeep.pt