50 Anos AEEP
No dia 18 de junho de 1974, reuniu, no Colégio São João de Brito, em Lisboa, a Comissão Executiva da Pró-Associação dos Representantes do Ensino Particular[[1]]. Esta é a primeira reunião formal já com vista à criação de AEEP, registada em livro de atas de AEEP. No dia 5 de julho de 1975, foi outorgada a escritura de constituição da Associação de Representantes de Estabelecimentos do Ensino Particular. Desde então, a AEEP afirmou-se na representação do setor do ensino particular e cooperativo, tendo um papel determinante na promoção da qualidade da educação em Portugal, quer diretamente a oferecida nos estabelecimentos seus associados, quer na educação de todo o país.
Ao longo destes 50 anos, a AEEP, promoveu a qualidade e inovação em educação, participou ativamente na elaboração da legislação educativa geral e específica do EPC, desenvolveu o diálogo social, criou e participou em redes, nacionais e internacionais, de promoção do diálogo entre educadores com vista ao desenvolvimento do bem comum - membro fundador do ECNAIS (1988), membro fundador da CNEF (2012), promotora do Congresso das Escolas junto com a ANDAEP, ANDE e ANESPO (2017), promotora do Congresso do Ensino Artístico Especializado junto com instituições do ensino superior (2017), membro fundador da CAEP (2024).
Há 50 anos, o setor representava 10% dos alunos do ensino não superior, acompanhados por 11.621 educadores, docentes e não docentes. Hoje, o setor representa 21% dos alunos do ensino não superior, acompanhados por 23.516 educadores, docentes e não docentes. É assim que, com enorme gosto, a direção divulga o programa de celebrações dos 50 anos da AEEP. Procurámos complementar os eventos recorrentes da AEEP com eventos específicos dos festejos dos 50 anos. Esperamos que todos se sintam animados a participar e fica o desafio que este olhar para o passado seja inspirador para construir os próximos 50 anos.
[1] Membros presentes: Dr. José Luís Mota Costa (Colégio Moderno, Lisboa), Dr. Fernando Pinto Ribeiro Brito (Colégio Grande Universal, Porto), Pe. Vítor José Melícias Lopes (Colégio da Luz, Lisboa), Pe. Nuno Fores Burguete, sj (Instituto Nun`Alvres, Santo Tirso), Pe. Joaquim Rodrigues Ventura (Colégio São Miguel, Fátima).
PROGRAMA DE COMEMORAÇÕES
2024
Julho 18
· Apresentação do programa de Comemorações dos 50 Anos da AEEP- Presença dos elementos do Orgãos Socias atuais e anteriores.
Sede da AEEP, Lisboa
Novembro 6
· Galardão AEEP e Prémio Pe. Burguete
Academia das Ciências, Lisboa
Vídeo da cerimónia AQUI
2024/2025
· Reuniões regionais com Associados
A reunião da direção decorrerá num colégio associado, seguindo-se uma sessão com todos os associados da região e um debate sobre o papel do EPC com participação de figuras públicas locais. Evento a ser organizado em parceria com o associado anfitrião.
21 de novembro – Faro, Colégio Internacional de Vilamoura
23 de janeiro – Madeira, visitas e encontro de associados
Audiência com o Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira
20 de fevereiro – Braga, Colégio Alfacoop
20 de março – Coimbra, Colégio da Rainha Santa Isabel
26 de junho – Açores, Colégio do Castanheiro
50 anos da AEEP em debate - Podcast - Ensino Privado – 50 anos de Associativismo.
Um videocast da AEEP, em parceria com o Observador, por ocasião dos 50 anos de vida da Associação que representa o setor.
Episódio 3
Educação: o que realmente importa discutir? – Paulo Portas
Ensino Privado – 50 anos de Associativismo. Neste âmbito já está disponível mais um Podcast, em parceria com o Observador, que celebra os 50 anos da AEEP.O convidado neste 3º episódio é o Dr. Paulo Portas, Jurista e antigo Vice-Primeiro-Ministro, que apresenta o seu ponto de vista sobre vários tópicos relacionados com a educação.
“Não há discussão da substância da educação”.
Assista ao videocast na ligação ou descarregue nas principais plataformas de podcast: 3º Episódio - Ensino Privado | 50 anos
Episódio 2
Ensino Privado – 50 anos de Associativismo.
Já está disponível o Episódio 2 do Podcast que tem por convidado Guilherme d’Oliveira Martins, Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, é o segundo convidado de uma série de seis conversas com destacados protagonistas em torno do sistema educativo português, com foco nas últimas cinco décadas do ensino privado, conduzidas por José Manuel Fernandes. Nesta entrevista são abordados temas como “Mais autonomia, efeito de rede, complementaridade e dignificação dos professores”
Assista ao videocast na ligação ou descarregue nas principais plataformas de podcast: https://observador.pt/programas/ensino-privado-50-anos-de-associativismo/ensino-privado-em-portugal-o-ponto-de-situacao/
Episódio 1
Rodrigo Queiroz e Melo, Diretor-Executivo da AEEP, é o primeiro convidado de uma série de seis conversas com destacados protagonistas em torno do sistema educativo português, com foco nas últimas cinco décadas do ensino privado, conduzidas por José Manuel Fernandes. Nesta primeira entrevista são, entre outros temas, apresentando os principais números, vantagens e desafios do ensino particular e cooperativo em Portugal.
Assista ao videocast na ligação ou descarregue nas principais plataformas de podcast: https://observador.pt/programas/ensino-privado-50-anos-de-associativismo/ensino-privado-em-portugal-o-ponto-de-situacao/
2025
Janeiro 16 e 17
· Torneio +Debate AEEP
Torneio de debate de alunos do ensino secundário de estabelecimentos de ensino associados. Universidade de Coimbra
Março 15
· Seminário da Dança
Seminário dedicado à Dança no Ensino Artístico Especializado, realizado em parceira com a Escola Superior de Dança, em Lisboa.
Maio 7 a 9 (em confirmação)
· Congresso do EPC
Em Lisboa, Fundação Gulbenkian. Congresso com painéis dedicados ao EAE e ao ensino geral. Eventos artísticos (música, dança e teatro) e convidados internacionais.
Julho (data a confirmar)
· Sessão solene de comemoração dos 50 anos
Sessão no Palácio da Bolsa, Porto, com entrega do Prémio +Escola e lançamento do livro dos 50 anos da AEEP