29/11/2021 | Outros eventos

REUNIÃO DE ESCOLAS COM ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO

40 ESCOLAS DE TODO O PAÍS ESTIVERAM PRESENTES EM SÃO JOÃO DA MADEIRA PARA DEBATER QUESTÕES CENTRAIS PARA O SETOR

 

São João da Madeira – Teve lugar, hoje, dia 29 de novembro, com início às 10:30, na Academia de Música de São João da Madeira, uma reunião de escolas de Ensino Artístico Especializado, associadas da AEEP (Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo), provenientes de todo o país. Foram vários os temas na agenda, dos quais se destacam quatro: Grupo de Trabalho do Ensino Artístico Especializado, dedicado a debater as questões especificas deste sistema de ensino; Congresso do EAE a realizar em 2022; Contratação Coletiva e Concurso do Contrato de Patrocínio 2022.

 

O Departamento do Ensino Artístico Especializado da AEEP tem vindo a trabalhar, nos últimos meses, na preparação dos documentos de apoio ao Grupo de Trabalho para os Cursos Artísticos Especializados, que pode vir a ser o documento de referência para o futuro do setor.

 

Um outro ponto em cima da mesa foi referente à preparação do 2.º Congresso do Ensino Artístico Especializado, que decorrerá nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, na Fundação Calouste Gulbenkian. Foi partilhado o programa provisório e sensibilizados os participantes neste encontro para a necessidade de todos se envolverem neste projeto que é um importante momento de afirmação do setor.

 

A Confederação Nacional da Educação e Formação, que a AEEP integra, irá iniciar, em breve, o processo negocial 2022/2024 com a Federação Nacional da Educação e outros sindicatos e continua em processo de conciliação com a FENPROF no Ministério do Trabalho (atualmente suspenso a pedido dos sindicatos).

 

Independentemente da existência de eleições legislativas em janeiro e da consequente constituição de um novo Governo, a AEEP entendeu que é necessário começar a discutir já a preparação do novo Concurso do Contrato Patrocínio, pelo que este foi também um tema abordado com as escolas presentes, à qual se juntaram alguns associados online.

 

De acordo com Rodrigo Queiroz e Melo, Diretor Executivo da AEEP: “a realidade do Ensino Particular e Cooperativo é muito diversa e plural. Agregamos escolas de muitas dimensões, de norte a sul do país, incluindo as ilhas, e temos na diversidade de escala,  e na diferença de projetos educativos e de propostas pedagógicas diferenciadas um dos nossos principais valores. Reunir nas escolas, com associados, de forma descentralizada, construindo agendas de interesse e mobilização comuns é, por isso, muito relevante para construirmos caminhos consequentes e com futuro, desejados pelas famílias e capazes de gerarem valor para a nossa sociedade e para as comunidades onde estamos representados e inseridos. A manhã de trabalho, hoje, em São João da Madeira, insere-se nesta vontade de estar próximo das escolas e de levar às comunidades uma agenda de atualidade educativa, apelando ao envolvimento e à discussão de temas de interesse comum”.