14/03/2011 | Formações

Parceria da AEEP-PORDATA assegura formação gratuita aos associados

A PORDATA (www.pordata.pt) é uma iniciativa da Fundação Francisco Manuel dos Santos destinada a facultar a todos os cidadãos, às instituições e às empresas, sem custos, uma base de dados sobre Portugal contemporâneo, assim como sobre a Europa.

Com o intuito de tornar a PORDATA um auxiliar à análise e pensamento no nosso dia a dia, a Fundação criou um pequeno manual, já enviado aos associados, que ajuda a conhecer todas as potencialidades do site, para quem quer navegar por ele, para lá dos dois cliques.

Associado a esse manual foi preparada uma formação gratuita, com duração de 120 minutos, para que possa aprender como é fácil navegar entre o espaço Portugal e a Europa e ver as evoluções das séries em gráficos dinâmicos, analisar dados a preços constantes, comparar séries ou países ou mesmo criar os seus próprios indicadores numa área pessoal.

A formação será dada em sessões com grupos máximos de 20 pessoas. Aconselha-se a que os formandos tragam computador com acesso à internet para poderem maximizar a sua formação estimulando a inter-acção.

Nestas acções de formação serão abordados os seguintes temas: - os diferentes métodos de pesquisa disponíveis no ambiente PORDATA; - análise de alguns indicadores em tabelas e gráficos; - comparação e cruzamento de séries estatísticas das bases de dados Portugal e Europa; - edição de conteúdos com as ferramentas disponíveis; - criação de uma área pessoal.

Numa parceria com a AEEP, a Fundação propõe-se a dar essa formação gratuita aos nossos Associados.

Para que seja possível calendarizar as sessões, de acordo com o número total de participantes, solicitamos que preencham e devolvam a ficha de pré–inscrição, que anexamos, até 31 de Março. Após esta data, os inscritos serão contactados e informados da data, local e hora da sessão de formação.