09/01/2019 | Política Educativa

Reuniões Locais - Flexibilidade Curricular e Educação Inclusiva

Realizámos 13 reuniões, de Setembro a Dezembro de 2018, em Portugal continental e na Madeira, possibilitando assim uma maior participação dos associados. Foram mais de duas centenas de colégios e sete centenas de participantes.

As reuniões, que também foram ações de formação, pela riqueza das intervenções e troca de dúvidas e experiências, permitiu um trabalho colaborativo e criar sinergias para continuar a melhorar o ensino nas nossas escolas e ser o exemplo do ensino em Portugal.

1. AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR

O projeto lançado no passado ano letivo pelo Governo e agora plasmado no Decreto-Lei n.º 55/2018, veio conformar o que o Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo já permitia, abrindo no entanto novas portas a que possamos fazer mais.

Foi lançado o desafio pelo Secretário de Estado da Educação para que criássemos uma estrutura no Ensino Particular e Cooperativo que pudesse servir de intermediário e parceiro das estruturas existentes para as escolas estatais (CFAEs e DGE).

Queremos aceitar este desafio e por isso aproveitámos estas reuniões para discutir uma proposta de estrutura de acompanhamento do EPC.

2. EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Foram sendo levantadas muitas dúvidas sobre o alcance do Deceto-Lei n.º 54/2018, pelo que aproveitamos estas reuniões para partilha de dúvidas, preocupações e soluções.

Este é um diploma que consagra uma metodologia com que o Ensino Particular e Cooperativo tem muita afinidade, já que nas nossas escolas os processos de integração são feitos tendo em conta as potencialidades dos alunos e não tanto as suas dificuldades.

Discutimos as formas de adequar as nossas práticas ao que está agora consagrado na legislação.