23/03/2023 | Outros eventos

Medalha de Ouro do ensino Privado entregue ao Dr. João Alvarenga

A cerimónia realizada no dia 23 de março de atribuição da Medalha de Ouro de Ensino Privado é um reconhecimento do trabalho desenvolvido a favor do Ensino Particular e Cooperativo no movimento associativo, com especial destaque para o novo Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo e a criação da Confederação Nacional de Educação e Formação.

 

A abertura da cerimónia realizada pelos alunos da Academia de Música de Santa Cecília juntou amigos e associados, tendo como orador o Dr. Paulo Portas, Vice-Primeiro Ministro de Portugal à data da negociação e aprovação do estatuto.

 

O Dr. João Alvarenga Fernandes é um defensor da Liberdade de Educação, empenhou-se ativamente na melhoria do sistema educativo nacional. Liderou as negociações do novo Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo e congregou as organizações de ensino privado na Confederação Nacional de Educação e Formação – CNEF. Ao longo de 16 anos na Direção da AEEP e 7 anos na Presidência da CNEF, empenhou-se na defesa do direito à liberdade de opção educativa para os pais, autonomia para as entidades instituidoras elaborarem os seus projetos educativos e equidade de tratamento, das pessoas e instituições, no sistema educativo nacional. Foi eleito Presidente da AEEP de 2007 a 2013. Em 2013, foi eleito Presidente da CNEF – Confederação Nacional de Educação e Formação (2013-2020).