27/11/2019 | Outros eventos

Gala AEEP 2019

Gala AEEP 2019

Realizamos no dia 27 de novembro a Gala AEEP 2019, que contou com a atribuição da Medalha de Ouro do Ensino Privado, Galardão AEEP e Prémio Pe, Nuno Burguete. Esta cerimónia realizou-se na Academia de Ciências de Lisboa e dignou-se presidir Sua Excelência o Presidente da República, Professor Doutor Marcelo rebelo de Sousa. 

A Medalha de Ouro do Ensino Privado é uma distinção instituída, em 2009, pela Direcção da AEEP que pretende criar um contexto institucional para destacar os grandes vultos do Ensino Privado em Portugal. O Ensino Privado e Cooperativo tem uma história longa de luta pela Liberdade e Autonomia Educativas em Portugal. Esta história é feita de pessoas que dedicaram o melhor dos seus esforços por uma causa das mais nobres que se pode abraçar: a educação das crianças e jovens do nosso país.

É um ato de justiça reconhecer o mérito destas pessoas. Não só pelo nobre valor da recompensa pública, mas também pela divulgação do seu exemplo à sociedade portuguesa. Depois de atribuída ao  Prof. Mário Pinto, em 2009 e ao Prof. Roberto Carneiro em 2010, foi unânime a decisão de atribuição da Medalha de Ouro ao Pe. Vítor Melícias em 2019.

O Pe. Vítor Melícias teve um papel preponderante na criação da AEEP como um dos fundadores, à data representante do estabelecimento de ensino associado n.º 1 da AEEP (1974) e que cessou este ano funções como Presidente da Mesa da Assembleia Geral da AEEP, tendo mais de 40 anos ao serviço do movimento associativo do ensino particular e cooperativo.

Agraciamos também os Estabelecimentos de Ensino associados que em 2019 perfazem 25, 50 e 75 anos. Desta forma a AEEP pretende celebrar estes anos de dedicação das instituições homenageadas, mas também mostrar a vitalidade dos nossos associados. O Galardão AEEP 2019 foi atribuído a seis estabelecimentos.

25 anos: Academia de Música e Dança do Fundão/ Fundão; Conservatório do Vale do Sousa/ Lousada; Instituto das Artes e Imagem/ Vila Nova de Gaia.

50 anos: Colégio de Lamas/ Santa Maria da Feira;Externato de Santa Margarida/   Gondomar;

75 anos: Externato de S. Miguel de Refojos/ Cabeceiras de Basto;

A AEEP realizou mais uma vez a atribuição do Prémio Pe. Burguete que homenageia os Educadores, das escolas associadas, com mais de 25 anos de serviço no Ensino Particular e Cooperativo.

Nesta 9.ª Edição do Prémio Pe. Nuno Burguete, sj 2017/2018 homenageamos assim 17 Educadores das nossas escolas que se notabilizaram ao longo das suas carreiras, ao serviço do Ensino Particular e Cooperativo, com dedicação aos alunos e ao projeto educativo das escolas e que, desta forma, veem reconhecido institucionalmente o seu trabalho.