19/02/2009 | Outros eventos

Autonomia discutida em Jantar-Debate no Porto

A delegação Norte da AEEP promoveu na passada terça-feira, dia 17 de Fevereiro, no Museu Serralves, um jantar-debate sobre o tema da Autonomia, com o Professor Júlio Pedrosa, Presidente do Conselho Nacional de Educação, na qualidade de orador convidado.

O antigo Ministro da Educação de António Guterres defendeu que em Portugal, ainda não houve um entendimento "sobre os fins da educação e o que é educar".

Segundo Júlio Pedrosa, "é por isso é que às vezes há tantos conflitos entre quem está dentro da escola e quem é encarregado de educação".

Julio Pedrosa defendeu ainda que "Aquilo que neste momento me anda a interessar mais é o envolvimento familiar na escola, que é uma das questões mais prementes e vai ser cada mais aguda e crítica, à medida que a nossa sociedade se vai tornando mais complexa".

No debate que se seguiu, o presidente da AEEP, João Alvarenga, perguntou se a autonomia escolar é "uma reacção contra a burocracia" e representa "mais eficiência e mais possibilidade de inovação"

"Mais eficiência se a escola tiver condições, liderança e organização para tirar partido dessa condição", respondeu Júlio Pedrosa, advertindo que mais autonomia implica também "maior responsabilidade".

No serviço público "temos obrigação de tirar o máximo partido dos recursos que ali estão, tanto mais quanto é certo que não temos ali, ao pé de nós, os donos desses recursos", argumentou o ex-ministro. O problema é que "nós não cultivamos o valor da confiança mútua e temos necessidade, vezes de mais, de criar instrumentos de controlo".

Leia no ficheiro em anexo a notícia da Lusa.