12/12/2022 | Protocolos

ANESPO e AEEP lançam LED@ESCOLAS: um projeto que pretende melhorar a eficiência energética das escolas

Elevado consumo de energia ou condições de luminosidade reduzida, tecnologias pouco eficientes e falta de manutenção são alguns dos principais problemas das escolas portuguesas que se traduzem em custos energéticos significativos associados à iluminação. O LED@Escolas nasce para combater esta realidade e melhorar a eficiência energética das mesmas através da substituição de lâmpadas de iluminação fluorescente T8 por lâmpadas LED.

 

Até agosto de 2024, a Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), em parceria com a Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) pretende instalar 20 mil lâmpadas LED em escolas profissionais, particulares e cooperativas, com o objetivo de reduzir os consumos de energia e emissões de Co2 associadas à iluminação, melhorar a qualidade da iluminação, reduzir os custos de manutenção através da instalação de equipamentos mais duradouros (com um tempo de vida útil superior) e com um sistema de gestão mais eficiente nas escolas.

A primeira fase do projeto passou por um processo de levantamento das necessidades energéticas dos estabelecimentos de ensino profissional, particular e cooperativo, do continente e ilhas, interessados em participar, através de um formulário de candidatura. Na hora da seleção serão privilegiadas as escolas onde a intervenção resulte numa maior poupança de energia, tendo também em conta o fator proporcionalidade relativo à distribuição geográfica da população estudantil pelas escolas do país. 

Após a seleção e instalação das novas lâmpadas LED em substituição das lâmpadas de iluminação fluorescente, será necessário fazer uma monitorização dos sistemas instalados, de forma que seja possível avaliar os reais impactos do projeto. Assim, durante esta fase, será traçado um plano de Medição e Verificação, em que serão comparados os consumos de energia padrão, antes e após a introdução de lâmpadas LED em pelo menos 30 estabelecimentos de ensino.

Para além de aumentar a eficiência energética nas escolas, o LED@Escolas pretende também envolver a comunidade escolar através da realização de sessões informativas destinadas a alunos, professores e pessoal administrativo e de um concurso de ideias para a construção da imagem corporativa do projeto.

Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica, aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos