05/02/2019 | Outros eventos

AEEP no Parlamento Europeu

 

Organizações europeias de defesa da Liberdade de Educação realizaram o seu encontro anual no dia 5 de fevereiro em Bruxelas

 

A Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) participou ontem dia 5 de fevereiro no encontro anual com os Eurodeputados que se realiza no Parlamento Europeu em Bruxelas. Este encontro foi este ano revestido de um maior protagonismo, pois estiveram presentes Deputados das três maiores famílias políticas europeias: Conservadores e Reformistas Europeus (ECR), Grupo do Partido Popular Europeu (EPP) e Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu (S&D). Usaram da palavra os eurodeputados Remo Sernagiotto (ECR), Nuno Melo (PPE) e Luigi Morgano (S&D).

Esteve presente por parte do Grupo do Partido Popular Europeu o deputado português Nuno Melo que pelo quinto ano marca presença neste encontro com as várias organizações europeias que debatem a Liberdade de Escolha da Escola.

A liberdade de educação está nas raízes da União Europeia, podemos encontrá-la reconhecida no artigo 14,3 da carta dos direitos fundamentais da União Europeia e é também reconhecida a nível constitucional por 23 Estados membros. No ano passado, a resolução do Parlamento Europeu, de 12 de junho de 2018, sobre a modernização da educação na UE sublinhou a importância da abordagem da liberdade do direito à educação para a modernização e a inclusão da educação na Europa.

As escolas independentes desempenham um papel essencial para garantir a modernização da educação na Europa e para garantir os direitos das famílias.

Esta audição permitiu refletir sobre como as escolas independentes estão desempenhando um papel essencial na modernização da educação na Europa e também como uma abordagem holística do direito à educação é uma das chaves para enfrentar os desafios do futuro de nossos filhos.

A participação de deputados das três maiores famílias políticas europeias demonstra a importância do tema e também a transversalidade no espectro político que esta matéria une.

A participação da AEEP demonstra a importância que os Estabelecimentos do Ensino Particulares Portugueses colocam na discussão da Liberdade de Educação.