4.º Torneio +Debate AEEP
4.º Torneio +Debate AEEP
O 4.º torneiro “+Debate AEEP” realizou-se nos dias 05 e 06 de fevereiro de 2026, na Universidade de Coimbra.
Esta iniciativa tem como objetivo estimular o debate entre anos do ensino secundário, criando uma consciência cívica, de participação e intervenção na sociedade.
Estiveram representados no torneio Colégio da Rainha Santa Isabel – Coimbra; Colégio de Lamas – Santa Maria da Feira; Colégio de Nossa Senhora do Rosário – Porto; Colégio do Sagrado Coração de Maria – Lisboa; Colégio D. Diogo de Sousa – Braga; Colégio Efanor – Matosinhos; Colégio João Paulo II – Braga; Colégio Minerva – Barreiro; Colégio Pedro Arrupe – Lisboa; Colégio Valsassina – Lisboa; Escola da APEL – Madeira; Externato Frei Luís de Sousa – Almada; Real Colégio de Portugal – Lisboa e St. Peter’s International School – Palmela.
Depois dos momentos de dinâmicas e convívio de quinta-feira, ao longo do dia de sexta-feira, cada equipa passou por três rondas de debates, onde todos os participantes tiveram oportunidade de debater sobre os seguintes temas:
- A UE deve tornar-se um estado federal.
- O ranking das escolas promove a desigualdade.
- A vigilância universal deve ser intensificada para deter o crime.
As duas equipas com maior pontuação, Colégio Valsassina e Colégio Pedro Arrupe, chegaram à final e debateram o tema “A IA é criativa”. No debate final, foi vencedor o Colégio Valsassina.
O vencedor do Torneio vai representar Portugal no ECNAIS Debate Event (torneio europeu) que se realizará em março de 2026, em Lisboa.
A avaliar os trabalhos esteve uma equipa de jurados constituída maioritariamente por alunos de Mestrado da Universidade de Coimbra, com estreita colaboração da direção do Mestrado em Educação Social Desenvolvimento e Dinâmicas Locais da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Os presidentes de mesa foram alunos do Colégio Rainha Santa Isabel.
O debate nas escolas secundárias é uma atividade educativa que permite desenvolver capacidades de comunicação, argumentação, pensamento crítico e respeito pelas diferentes opiniões. Para além disso, estimula os alunos a pesquisar, analisar, organizar e apresentar informações sobre temas relevantes para a sociedade, como política, meio ambiente, direitos humanos, cultura, entre outros. O debate promove ainda a participação cívica, a tolerância, a cooperação e a resolução pacífica de conflitos.