30/01/2024 | Formações

2.º Torneio +Debate AEEP

Colégio do Sagrado Coração de Maria vence o torneio

O 2º torneiro “+Debate AEEP” realizou-se nos dias 25 e 26 de janeiro, no espaço Student Hub da Universidade de Coimbra. Oito colégios e oito equipas participaram nesta iniciativa que tem como objetivo estimular o debate entre anos do ensino secundário, criando uma consciência cívica, de participação e intervenção na sociedade.

Depois da primeira edição ter tido como vencedor o Colégio de Nossa Senhora do Rosário, acolhemos oito equipas para debater e encontrar o vencedor do 2º Torneio +Debate AEEP.

Estiveram representados no torneio o Colégio Efanor de Matosinhos, o Colégio de Nossa Senhora do Rosário do Porto, o Colégio de Lamas de Santa Maria da Feira, o Colégio Rainha Santa Isabel de Coimbra, o Colégio de S. José do Ramalhão de Sintra, o Colégio do Sagrado Coração de Maria e o Colégio Pedro Arrupe de Lisboa e o Colégio Minerva do Barreiro.

Depois dos momentos de dinâmicas e convívio de quinta feira, ao longo do dia de sexta-feira, cada equipa passou por três rondas de debates, onde todos os participantes tiveram oportunidade de debater sobre os seguintes temas: 1) O uso de telemóveis deve ser proibido em todas as escolas; 2) em geral, a política europeia é anti-imigração; 3) os Governos devem suspender os avanços em Inteligência Artificial para investir em regulação. As duas equipas com maior pontuação, Colégio Pedro Arrupe e Colégio do Sagrado Coração de Maria, chegaram à final e debateram o tema O nosso estilo de vida promove a injustiça social.

A avaliar os trabalhos esteve uma equipa de jurados constituída maioritariamente por alunos de Mestrado da Universidade de Coimbra, com estreita colaboração da direção do Mestrado em Educação Social Desenvolvimento e Dinâmicas Locais da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Os presidentes de mesa foram alunos do Colégio Rainha Santa Isabel.

O debate nas escolas secundárias é uma atividade educativa que permite desenvolver capacidades de comunicação, argumentação, pensamento crítico e respeito pelas diferentes opiniões. Para além disso, estimula os alunos a pesquisar, analisar, organizar e apresentar informações sobre temas relevantes para a sociedade, como política, meio ambiente, direitos humanos, cultura, entre outros. O debate promove ainda a participação cívica, a tolerância, a cooperação e a resolução pacífica de conflitos.

A equipa vencedora do torneio de 2024 foi o Colégio do Sagrado Coração de Maria de Lisboa, sucedendo ao Colégio de Nossa Senhora do Rosário vencedor da 1ª Edição.