Projetos
e-Assessment 1&2
O PeA 1&2 é um projeto concebido e desenvolvido pelo IAVE I.P., com a coordenação da AEEP, a ser desenvolvido durante os anos letivos 2015/2016 a 2017/2018.
O PeA 1&2 visa: o desenvolvimento e a aplicação de provas de avaliação estandardizadas, não públicas, exclusivamente em regime de avaliação eletrónica (e-Assessment); a realização de estudos longitudinais do desempenho dos alunos nos ciclos avaliados e o estudo das condições para a aplicação de testes adaptativos (CAT – Computer Adaptive Testing).
Avaliação Externa das Escolas
A AEEP propôs aos seus associados um mecanismo de avaliação da qualidade baseado no modelo EFQM (European Foudation for Quality Management / Fundação Europeia para a Gestão da Qualidade). Esta opção fundamentou-se na necessidade absoluta de o EPC introduzir instrumentos de avaliação modernos, que permitam a melhoria constante dos seus níveis de prestação e no facto deste modelo internacional ter já dado provas evidentes da sua valia científica nas mais diversas áreas de actividade, incluindo o ensino.
O projecto que a AEEP tem vindo a sustentar conta já com um largo conjunto de escolas que realizou a sua auto-avaliação de acordo com o modelo EFQM, e de 4 escolas que realizam a sua auto-avaliação de acordo com a CAF. Esta caminhada tem colocado as escolas no inequívoco caminho da excelência.
Autonomia e Flexibilidade Curricular
O projeto lançado no ano letivo 2017/2018 pelo Governo e agora plasmado no Decreto-Lei 55/2018, veio conformar o que o Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo já permitia, abrindo no entanto novas portas a que possamos fazer mais. Foi lançado o desafio pelo Secretário de Estado da Educação para que criássemos uma estrutura no Ensino Particular e Cooperativo que pudesse servir de intermediário e parceiro das estruturas existentes para as escolas estatais (CFAEs e DGE). Quisemos aceitar este desafio e por isso estamos a trabalhar numa estrutura de acompanhamento do EPC.
Arion
O projeto ARION visa a Informação e Sensibilização em Eficiência Energética em Estabelecimentos de Ensino Profissional, Particular e Cooperativo.
A medida será operacionalizada a partir de uma abordagem de baixo para cima: a realização de vinte auditorias energéticas em Estabelecimentos de Ensino em Portugal Continental e Regiões Autónomas será a ‘semente’ para o desenvolvimento da campanha de informação e sensibilização. Esta candidatura integra-se no Plano de Promoção da Eficiência no Consumo - PPEC 2017-2018, promovido pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
Plano Nacional de Ética no Desporto
A AEEP integra o Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) desde 2014. O PNED representa uma iniciativa governamental e está sediado no Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P.. Dentro desta entidade é dinamizado pelo Gabinete de Coordenação do PNED.
O PNED é um conjunto de iniciativas estruturadas e planificadas, que visam divulgar e promover a vivência dos valores éticos inerentes à prática desportiva como a verdade, o respeito, a responsabilidade, a amizade, a cooperação, entre muitos outros.
Valores, estes, que se pretende que sejam assimilados e vividos na prática desportiva.