20/04/2021 | Política Educativa

Reunião com o Ministro da Educação e o Secretário de Estado Adjunto e da Educação

A AEEP reuniu esta terça-feira, 20 de abril, com o Senhor Ministro da Educação e o Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Educação. Esta reunião convocada pelo ministério da Educação realizou-se no âmbito da auscultação dos parceiros no que diz respeito ao Plano de Recuperação das Aprendizagens que o Governo está a preparar.

A AEEP considerou que a intervenção pedagógica compete e só é possível ao nível das escolas. Consequentemente, o mais importante é (i) respeitar a nossa autonomia e (ii) definir já o enquadramento do próximo ano lectivo ao nível de duração do ano letivo, provas de aferição e exames nacionais de modo a podermos planificar o trabalho. As direções dos Colégios, em conjunto com os seus professores, estão já a aplicar planos de trabalho que permitirão, na maioria dos casos, colmatar dificuldades detetadas no processo de aprendizagem dos alunos.

Reforçámos a necessidade de o próximo ano letivo ser planeado com a devida antecedência em matérias como provas, exames e acesso ao superior, para que as escolas se possam focar no essencial e preparar o novo ano letivo