O que Fazemos


Cooperação

Criar mecanismos de cooperação e de apoio entre os estabelecimentos de ensino associados e entre estes e as escolas do ensino estatal.

Trabalhar com organizações suas congéneres, nacionais e estrangeiras, participando ativamente nas Organizações Europeias de escolas privadas e nos fórum da Comissão Europeia para as questões da Educação.


Apoio Jurídico

Aconselhamento aos associados em matéria de direito laboral e contrato colectivo de trabalho do sector. Relação com a administração educativa, nomeadamente a DGEstE, a DGE, a DGAE e a IGEC.

A AEEP está representada na comissão negociadora CNEF para a negociação do Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) que regula o sector.


Apoio Técnico/Pedagógico

Apoia os associados em questões de natureza pedagógica.

Procede à divulgação de orientações e informações de carácter executivo e financeiro de interesse para o setor da educação.

Trabalha na criação e melhoria de instrumentos de apoio à gestão das escolas.

Representa o ensino particular e cooperativo em diversos organismos, comissões e grupos de trabalho no âmbito da educação, assumindo-se como Interessado no processo de consulta legislativa do Governo e da Assembleia da República.


Formação

A AEEP fomenta a oferta de ações de formação, direccionadas para directores bem como para os agentes educativos dos estabelecimentos de ensino, realizadas em parceria com entidades especializadas nos diversos domínios pedagógicos e técnicos.

Promove ações de carácter mais generalista e aberto como Fóruns e Congressos, que aglutinam um grande número de interessados em torno de temáticas específicas, de grande actualidade, apresentadas por especialistas nacionais e internacionais.

 

+ Desporto

Numa parceria com a Federação Portuguesa de Ginástica lançámos o Ginástica na Escola que junta as escolas num evento nacional que engloba workshops técnicos, actividades culturais e de animação e sarau de gala da AEEP.

Posteriormente iniciámos um novo projecto com a criação do + Desporto permitindo agregar dezenas de escolas nas mais variadas modalidades. Foram desenvolvidas actividades de Rugby, Futsal, Voleibol, Ténis de Mesa, Basquetebol, Andebol, Ténis, Badminton, Xadrez e Natação.

Já em 2017 demos um passo em frente com a realização de vários eventos de Desporto Adaptado que permitiu não só os alunos dos colégios de ensino especial competirem, mas especialmente criar momentos de convívio inter-escolas com alunos sem necessidade de adaptação.