19/04/2023 | Internacional

Conferência ECNAIS 2023

Conferência ECNAIS 2023

Realizou-se nos dias 19 a 21 de abril em Lisboa a Conferência ECNAIS 2023 e o Torneio Europeu de Debates.

Considerando que um setor de educação independente que funcione bem é um dos pilares de uma sociedade civil empoderada. E uma sociedade civil empoderada é a pedra angular da democracia. Porque as escolas independentes são organizações baseadas em valores, é direito dos pais escolher a escola com a qual mais se identificam.

 

Mas quaisquer que sejam os valores específicos que cada escola independente decida focar-se, existem objetivos educacionais fundamentais compartilhados por todas as escolas independentes na Europa. Dois deles são: a promoção da democracia nas nossas sociedades e a educação dos nossos alunos para a responsabilidade na sociedade civil. Portanto, a conferência ECNAIS 2023 teve como foco debater como os educadores, podem alcançar esses objetivos.

 

A Conferência ECNAIS 2023 foi especial por se ter realizado o primeiro Evento de Debate Europeu para Estudantes do ECNAIS, onde Portugal participou com o vencedor do Torneio +AEEP e que se juntaram outros 10 países europeus, tendo sido vencedora a equipa de Espanha, tendo Portugal alcançado o 4º lugar.