10/02/2020 | Política Educativa

Audiência com o Secretário de Estado Adjunto e da Educação

A Direção da AEEP foi recebida em audiência pelo Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, no dia 10 de fevereiro.

Nesta audiência a AEEP colocou vários assuntos em cima da mesa desde logo a questão dos docentes e da possível falta de professores profissionalizados que se adivinha.

A AEEP transmitiu que há uma cada vez maior falta de docentes, avançando com a hipotese de ser possível contratar como docentes pessoas com licenciatura na área científica, introduzindo algumas regras e limitações.

A previsibilidade das medidas tomadas nos Currículos e nos Programas foi outras das matérias elencadas, tendo da parte do Secretário de Estado havido a resposta que as grandes reformas foram realizadas na legislatura anterior, sendo esta de consolidação e pequenos ajustes, caso se torne necessário.

Está a decorrer uma ação específica sobre a matemática, uma vez que é um problema nacional, com grandes níveis de insucesso. Há um Grupo de Trabalho a funcionar que já elaborou alguns pareceres e propostas.

O acesso ao ensino superior e a grande dependência que o ensino secundário tem das provas finais, foi outro dos assuntos abordados.

Esta reunião serviu assim para apresentar estas e outras preocupações da AEEP e também apresentar sugestões concretas para estas questões. 

Foi também pedida Audiência à Secretária de Estado da Educação e ao Ministro da Educação