23/01/2020 | Congressos e Fóruns

2.º Congresso do Ensino Artístico Especializado

 Lisboa, 29, 30 e 31 de maio de 2020, Fundação Calouste Gulbenkian

O 2º Congresso do Ensino Artístico Especializado - Teoria e Prática convoca as instituições de ensino artístico especializado, do básico, secundário e superior, para se encontrarem, procurando alcançar um equilíbrio entre a teoria e a prática, promovendo e aprofundando a articulação entre o conhecimento produzido nas instituições do ensino superior e as ações desenvolvidas nas instituições do ensino básico e secundário. Acreditamos que teoria e prática devem andar de par em par, num esforço de melhoria contínua do ensino artístico especializado. Pretende-se dar a conhecer aos docentes do EAE no básico e secundário o que está a ser feito na academia e, à academia, quais são as dificuldades e necessidades do dia-a-dia naqueles níveis de ensino. Consequentemente, haverá momentos conceptuais – conferências e sessões científicas - e momentos operacionais – sessões de debate livre, painéis de discussão e apresentações de práticas. Nas sessões científicas, investigadores irão apresentar os resultados da sua pesquisa. Nos painéis de discussão, especialistas convidados irão discutir matérias concretas. Nas apresentações de práticas, serão apresentadas e discutidas práticas letivas concretas. Este ano, criámos um momento novo: os debates livres. Este serão espaços temáticos em que os participantes poderão debater entre si, com a mediação de um moderador.

Convite à apresentação de propostas
Convidamos todos os interessados a submeter, para apresentação no congresso, (i) comunicações científicas, ou (ii) práticas letivas. Todas as candidaturas serão objecto de apreciação pela Comissão Científica do Congresso.
Serão consideradas comunicações científicas ou práticas realizadas nas seguintes áreas:
(i) didáctica geral ou específica no ensino artístico especializado;
(ii) ensino e aprendizagem no ensino artístico especializado;
(iii) questões performativas no ensino artístico especializado.


Processo de submissão de comunicações científicas
As propostas de comunicação são submetidas, até 31 de janeiro de 2020, por e-mail para
congressoEAE2020@aeep.pt
Cada proposta deve conter 2 documentos:
Documento 1 - Folha de rosto com (i) título da comunicação, (ii) nome do autor(es), (iii) afiliação do autor(es), (iv) mail de contacto do autor(es), (v) resumo da comunicação (máximo de 75 palavras);
Documento 2 - Resumo do trabalho contendo: objectivos, enquadramento conceptual,
metodologia, eventual trabalho empírico realizado, conclusões e relevância dos resultados para a acção pedagógica nos conservatórios ou para a compreensão dos fenómenos do ensino e da aprendizagem no EAE (não mais de 500 palavras).
O documento 2 não pode conter qualquer elemento identificativo do seu autor, de forma a assegurar o anonimato na apreciação. Todas as propostas serão apreciadas por pelo menos dois elementos da comissão científica.

Processo de submissão de apresentações de práticas
As propostas de apresentações de práticas são submetidas, até 31 de janeiro de 2020, por e-mail para congressoEAE2020@aeep.pt
Cada proposta deve conter 2 documentos:
Documento 1 - Folha de rosto com (i) título da apresentação, (ii) nome do autor(es), (iii) afiliação do autor(es), (iv) mail de contacto do autor(es), (v) resumo da apresentação (máximo de 75 palavras);
Documento 2 - Resumo do trabalho contendo: objectivos, enquadramento conceptual, descrição da prática, avaliação ou conclusões e relevância da prática para a acção pedagógica no EAE (máximo de 1.000 palavras).
O documento 2 não pode conter qualquer elemento identificativo do seu autor, de forma a assegurar o anonimato na apreciação. Todas as propostas serão apreciadas por pelo menos dois elementos da comissão científica.


Datas relevantes
31 de janeiro de 2020 – prazo final para envio das candidaturas;
28 de fevereiro de 2020 - apreciação do resumo pela Comissão Científica;
13 março de 2020 - comunicação de aceitação ou rejeição.

Para qualquer dúvida, contactar congressoEAE2020@aeep.pt ou 217 990 810