07/08/2020 | Outros eventos

Transição digital - Inquérito de satisfação

A Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) realizou um inquérito aos Associados, tendo obtido respostas válidas de 175 escolas em todo o país, compreendendo um universo de 90 mil alunos e cerca de 6000 docentes, do pré-escolar ao secundário, tendo por objetivo caracterizar a transição digital durante a suspensão das aulas presenciais provocadas pela declaração do estado de emergência.

 

INQUÉRITO A ESCOLAS PERMITE CONCLUIR:

•                    Elevada capacidade de adaptação ao digital num curto período de tempo com satisfação generalizada de alunos, professores e pais

•                    100% das escolas do 1.º, 2.º, 3º ciclos e secundário recorreram a aulas virtuais como método de ensino

•                   77,1% do pré-escolar recorreu a aulas virtuais no desenvolvimento de atividades com as crianças

•           76,6% das escolas utilizaram plataformas de conteúdos de onde se destacam: Escola virtual (Porto Editora), Aula Digital (Leya), MathemaTIC e Apoio Escolas da DGE.

Para Rodrigo Queiroz e Melo, Diretor Executivo da AEEP, “este inquérito a que responderam 175 escolas e que compreende um universo de cerca de 90 mil alunos e 6 mil docentes permite-nos ter uma compreensão mais informada sobre a realidade letiva durante o confinamento. Não temos indicadores relativos às aprendizagens, é certo, mas temos uma noção muito aproximada da satisfação que as escolas atribuíram a alunos, pais e professores relativamente ao ensino à distância. Excluindo o pré-escolar, todos os demais níveis de ensino demonstraram uma plena utilização de sistemas de videochamada para a lecionação dos conteúdos letivos e uma vasta maioria recorreu a plataformas virtuais para a docência, como método ou complemento das aulas à distância. O Ensino Privado demonstrou uma rapidíssima capacidade de adaptação à transição para o ambiente digital e isso deixa-nos muito satisfeitos, porque as aulas continuaram e os alunos puderam concluir os seus percursos educativos neste ano letivo que foi muito atípico”.