A Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, designada por AEEP, é uma associação de âmbito nacional, com cerca de 500 estabelecimentos associados, distribuídos por todo o continente e pelas ilhas. A representação dos estabelecimentos na Associação é assumida pelo respectivo proprietário ou seu representante e pelo director pedagógico.
Constituída em 1975, a associação rege-se por um estatuto, que determina um extenso leque de actividades e que se agrupam em quatro esferas fundamentais de actuação:

A AEEP fortalece a estabilidade pedagógica, financeira e administrativa do Ensino Particular, através de um intenso relacionamento com diversos parceiros institucionais. A título de exemplo destaque-se o trabalho junto da Administração Central e Local, centrado na intervenção, quer no momento da elaboração, quer no momento da aplicação, da legislação que respeita ao ensino particular – um objectivo maior na acção da Associação.
Constitui outro exemplo de relevo o trabalho com as Frentes Sindicais, interlocutoras da AEEP na negociação anual das convenções colectivas de trabalho para o todo o sector.

A AEEP é pioneira no desenvolvimento de instrumentos com vista à melhoria da qualidade dos estabelecimentos de ensino. Destaque-se o lançamento de uma experiência voluntária de auto-avaliação, baseada no Modelo de Excelência (EFQM) que permitirá, a médio prazo, evidenciar um reconhecimento externo do Ensino Particular, absolutamente inequívoco porque com parâmetros universalmente reconhecidos.
Em simultâneo a adequação do modelo de “Avaliação Integrada” (da Inspecção Geral de Educação) ao Ensino Particular, garantida através da realização de uma experiência piloto, oferece uma maior correcção da aplicação deste modelo às especificidades, por todos reconhecidas, da Escola Particular.

A AEEP fomenta a oferta de formação, direccionadas para os Directores bem como aos agentes educativos dos estabelecimentos de ensino, realizadas em parceria com entidades especializadas nos diversos domínios pedagógicos e técnicos.
Concomitante a estas formações, são promovidas acções de carácter mais generalista e aberto como o Fórum do EPC, uma realização anual que aglutina um grande número de interessados em torno de temáticas específicas, de grande actualidade, apresentadas por especialistas nacionais e internacionais.

A AEEP presta serviços específicos (jurídicos, técnicos, informativos e documentais), vocacionados exclusivamente para os associados, que congregam hoje uma multiplicidade de recursos humanos e materiais, recentemente melhorados, com vista satisfação de necessidades emergentes, evidenciadas pelos associados.
A liberdade de oferecer projectos educativos diferentes consubstancia a riqueza do ensino particular. A nossa RIQUEZA está na nossa DIFERENÇA.

banner_epc
Nº de acessos: 189369
AEEP - Av. Defensores de Chaves, 32 - 1º Esq. - 1000-119 Lisboa - Tel: 21 799 08 10 / 21 795 53 90 - Email: aeep@aeep.pt
RSS